FAQ Portrait / Retrato

— O que é uma Fotografia de Retrato?

A fotografia de retrato é a arte de capturar a identidade de uma pessoa através de uma imagem. Trabalho com os clientes para assumir essa importante tarefa. Quero garantir que destacarei as qualidades e a personalidade únicas de cada indivíduo.

— O que o diferencia de outros fotógrafos de retratos?

Muitos fotógrafos especializam-se apenas numa áreas da fotografia, como fotografia de negócios ou retrato de moda, ou eu não limito a minha criatividade a apenas um aspecto da fotografia. Ofereço sessões fotográficas para:

- Negócios
- Moda e modelos
- Família
- Maternidade e récem-nascidos
- Animais de estimação
- Redes sociais: Instagram, Linkedin, Facebook,...
- Dating apps / sites de namoro
- Casais
- Boudoir / Sensual

Tenho ao longo de mais de 7 anos estudado com os melhores nas diferentes áreas da fotografia, o que tem ajudado a aprimorar cada vez mais o resultado do meu trabalho.

— Eu odeio tirar fotos. Como irei parecer bem nas fotos feitas por si?

Não acredito no "não sou fotogénico". A chave para capturá-lo no seu melhor é faze-lo sentir-se confortável e relaxado. Tendo a afastar-me das fotografias rígidas ou pousadas, em vez disso, concentro-me em captar aquele momento em que está com a sua pose natural e o seu sorriso sincero. Irei orientar a sessão de forma a deixa-lo como realmente é, mesmo em frente à lente. Farei com que aprecie as suas próprias imagens e farei com que se pergunte porque odiava tirar fotografias.

— Qual é o seu estilo de fotografia?

O meu estilo de fotografia, pode dizer-se, é orgânico e real. Além da fotografia de retrato, trabalho outras áreas da fotografia, cada uma com as sua exigências próprias, que contribuem para a "minha fotografia de retrato".

— Existe um limite de tempo para a minha sessão de retratos?

Não, não há um limite de tempo para a sua sessão de fotografia de retrato. No entanto, preciso saber quanto tempo dedicarei à sua sessão. Uma sessão de retrato média leva de uma a duas horas, dependendo se deseja que fazer as fotos em estúdio, num local ou em ambos. Pode haver um custo adicional se a sua sessão exceder duas horas.

— Posso levar vários outfit?

É claro. Pode trazer quantas roupas quiser, mas recomendo que se limite a duas ou três mudas. Se não tiver certeza do que quer usar, posso ajudá-lo a restringir as escolhas. Várias roupas geralmente são melhores para retratos de estúdio, pois tenho uma área de troca própria. Mudar de roupa "on location" poderá tornar-se complicado dependendo se estamos na floresta ou no centro da cidade, mas é também possível.

— Posso fazer os meus retratos no estúdio e "on location"?

Muitos dos meus clientes de retrato optam por fazer sessões fotográficas em estúdio e "on location", num local específico. Começaremos em estúdio, então qualquer mudança de roupa pode ser feita antes de partirmos para "o local". No entanto, se o local estiver longe do meu estúdio em Telheiras em Lisboa, talvez seja necessário dividir-mos essa sessão em dois dias...

— Desloca-se ao nosso escritório para fotografar?

Geral mente vou ao escritório ou à empresa para tirar fotos da equipa e capturar o “ambiente” de trabalho para fins de branding. Posso levar algum material específico para retratar os funcionários. Quando faço um evento corporativo, conferência ou reunião de vendas, posso aproveitar para fotografar os colaboradores.

— Qual o preço inicial de uma sessão de retratos consigo?

Uma sessão de retratos standard custará 90 euro e levará cerca de 90 minutos. No entanto os meus preços variam e são competitivos. Peça-me um orçamento, utilizando a área CONTACTOS, para o efeito...

— Quanto tempo até eu ter minhas imagens?

Compreendendo a necessidade de ter as suas fotografias para o seu negócio ou para partilhar nas redes sociais, farei o tratamento e ou a edição o mais rápido possível, para garantir que receba as suas fotografias no mais curto espaço de tempo. O meu tempo médio de resposta para fotografia de retrato é uma semana.

— Serei dono das imagens da minha sessão de fotos?

Sim. Terá acesso às suas imagens em vários formatos que lhe permitirão fazer prints como actualizar os perfis nas redes sociais. Retenho no entanto os direitos de autor sobre as fotografias que faço, uzando-as frequentemente o meu portfólio. No entanto, se não estiver confortável com isso poderemos discutir outras opções.